Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

O Jogo Oásis, desenvolvido pelo Instituto Elos, é um recurso de mobilização cidadã para que as pessoas transformem a realidade, com os recursos que têm, de forma coletiva.


O jogo parte da premissa que a comunidade carrega em si o poder e os recursos necessários para promover mudanças. Na parte prática, todos se reúnem para trabalhar e assim ver o sonho tomar forma.

A metodologia é de uso livre e funciona por meio de uma rede aberta, composta de jovens de várias partes do mundo, em busca de uma formação vivencial em liderança e empreendedorismo social realizado pelo Instituto Elos.
Hoje, o movimento Oasis e o Instituto Elos já realizaram juntos cerca de 200 Oásis pelo mundo todo.

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.


O Oásis é um evento de dois dias, que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural. O jogo considera uma definição ampla de comunidade e envolve representantes de diferentes setores da sociedade – ONGs, governo municipal, assim como moradores de outras partes da cidade.

A idéia atrás do nome Oásis vem dos livros de história: um oásis oferece esperança, refúgio e estabilidade para viajantes cansados no deserto. Nosso mundo está cheio de vastos “desertos”: regiões e comunidades onde, social e/ou ambientalmente, a vitalidade foi destruída. Mas, nesses lugares, ainda existem inevitáveis pontos de luz cheios de esperança, beleza e alegria. O Jogo Oásis tem a intenção de fazer mais desses pontos de luz pelo mundo, seja criando novos ou expandindo os que já existem. Uma comunidade pode trabalhar junta de forma cooperativa, imaginativa e rápida para construir em um dia um oásis moderno: um espaço físico que promova vida, alegria e restauração.

O Jogo Oásis é uma destilação do Guerreiros sem Armas, com ênfase na comunidade. Como no Guerreiros, o Jogo Oásis visa despertar e cultivar um espírito de empreendedorismo social cooperativo nos membros da comunidade, mas também enfatiza o estímulo à comunidade em si. Sob esse aspecto, dois dos principais objetivos são restaurar e/ou fortalecer as relações e ligações afetivas que unem uma comunidade; e cultivar um senso de oportunidade e de responsabilidade de cuidar das pessoas e do ambiente à sua volta.

Um Oasis…
  • Estimula e habilita grupos para cooperação e empreendedorismo de grupo e comunitário;
  • Promove o olhar apreciativo e amplia a capacidade de cada um propor soluções criativas para as questões críticas da nossa sociedade, do nosso bairro;
  • Traz para o cotidiano dos participantes a percepção que é possível transformar o mundo sem sofrimento; sem comprometer a sua liberdade ou autonomia e ainda fazer tudo com muito prazer;
  • Promove a prática de valores humanos como: respeito, compaixão, cooperação, aceitação de diferenças etc.;
  • Amplia o nível de informação sobre estratégias de sustentabilidade ambiental e auto construção;
  • Restaura ou constrói um sonho comunitário, podendo ser replicável;
O Jogo Oásis é recomendado para as seguintes situações
  • Quando se quer estimular e desenvolver o trabalho em equipe;
  • Quando uma empresa quer estimular o trabalho voluntário de seus colaboradores;
  • Para iniciar um Plano de Desenvolvimento de uma localidade;
  • Quando queremos disseminar valores que muito dificilmente podem ser assimilados pelo aprendizado intelectual;
  • Quando queremos estimular o FAZER ACONTECER em algum grupo;
  • Quando se quer promover mudanças radicais de cultura em algum grupo ou equipe.
Leo Duarte, 24, jovem que foi contratado para trabalhar com a metodologia e já participou de cerca de 15 Oásis, realizados em vários países, como Índia e Espanha.


"Quando você escuta que pode mudar o mundo de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso, para mim parece uma ótima opção"

"Quando a comunidade tem a vontade de sonhar e realizar esse sonho, você desperta essa chama na comunidade"

"Eu acredito que, se eu não mudar o mundo, serei injusto comigo, porque não estarei feliz" 

"Se eu sentir do fundo do coração que é aquilo que eu quero fazer e achar que estou gerando a transformação, é esse o caminho que eu vou seguir. Mas nunca, nunca sozinho", afirma o jovem.


O Instituto Elos
O Instituto Elos é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas.


O que fazemos

Acreditamos que mudanças positivas e duradouras nas comunidades têm que vir de dentro da comunidade em vez de ter uma forma “assistencialista”. O foco do nosso trabalho é ajudar comunidades a liberar sua energia latente, seus recursos e sua confiança.
Comunidades podem se ajudar melhor se forem inspiradas por um espírito empreendedor empoderador e trabalharem de forma coletiva para o bem comum. No processo de trabalhar juntos, se inicia o trabalho lento de consertar o tecido social, restabelecer uma conexão com a sociedade e sentido cidadão, e transformar o desespero em orgulho e independência.
Focamos nossas ações nas raízes da desesperança, desempoderamento e desintegração social, particularmente em comunidades marginalizadas. Nosso propósito é Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos.
Localmente, trabalhamos intensivamente com comunidade carentes no litoral paulista. Para estender nosso alcance e impacto, também fazemos dois tipos de programas: jogos OASIS, dois dias para comunidades inteiras e uma programa vivencial de 30 dias de treinamento, Guerreiros Sem Armas, para jovens lideranças comunitárias do mundo inteiro.
Todas as nossas atividades proporcionam experiências e desafios que cultivam habilidades, confiança, e atitudes empoderadas. As pessoas saem inspiradas para agir nas suas comunidades e equipados com técnicas para trabalhar juntas, de forma cooperativa.
Investimos muito tempo em um número pequeno de pessoas, e esses esforços iniciais reverberam pela comunidade de cada pessoa. É um tipo de acupuntura social – intervenções pequenas podem resultar em um impacto grande.

Beer Rock Fest - Cultivando Responsabilidade Social e Ambiental à sua volta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...