Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ECONOMIA VERDE PARA UMA CIDADE MAIS SUSTENTÁVEL

CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Oque é economia verde?
De acordo com a Organização das Nações Unidas - ONU, a ECONOMIA VERDE ou ECONOMIA DE BAIXO CARBONO como é denominada por alguns economistas, pode ser definida como aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas devido a uma maior preocupação com a equidade social, com os riscos ambientais e com a escassez dos recursos naturais.

Entre a economia e o meio ambiente, a proposta é usar as ferramentas analíticas da ciência econômica para buscar soluções que promovam qualidade ambiental.


Como Sugestão para uma Caçapava mais Sustentável, indicamos uma linha de financiamento da Agência de Fomento Paulista que atua também para o desenvolvimento dos municípios do Estado com linhas de crédito voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e o crescimento econômico dos municípios. Podem ser financiados projetos de implantação ou ampliação da malha viária, do parque industrial, de centros de comercialização ou distribuição agropecuária, além da construção ou reforma de arenas multiuso para eventos esportivos, econômicos, culturais e sociais. Além disso, a Agência de Fomento oferece uma linha específica para o financiamento de projetos voltado ao meio ambiente, adequada à Política Estadual de Mudança Climática. A Agência de Fomento Paulista também opera com linhas de financiamento do BNDES para os municípios do Estado de São Paulo.

"Caçapava tem que deixar de usar modelos atrasados e entrar com o pé direito nas novas mudanças globais. Para isso é preciso de projetos inovadores e agentes públicos  capacitados e comprometidos em executá-los."

Saiba um pouco mais sobre ECONOMIA VERDE no link:
www.solucoesparacidades.com.br/habitacao/rumo-a-uma-economia-verde-caminhos-para-o-desenvolvimento-sustentavel


Assista aos vídeos:
www.youtube.com/watch?v=fZA1JiDKK6E&feature=related
http://youtu.be/x9Bwj0W8rpk

Linha Economia Verde Municípios - LVM


Objetivo

Financiar investimentos municipais destinados às melhorias ligadas diretamente ao meio ambiente, convergindo com a Política Estadual de Mudança Climática - PEMC.

Podem ser beneficiárias a administração direta do município, as autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios, as empresas públicas e sociedades de economia mista não financeiras, suas subsidiárias e demais empresas controladas, direta ou indiretamente inclusive as sociedades de objeto exclusivo e os demais órgãos ou entidades dos municípios.

Itens Financiáveis

Construção Sustentável
  • Melhoria dos Prédios Públicos: reformas e adequações que visem à melhoria dos prédios públicos em eficiência energética e de uso de água.

Transporte
  • Redução de emissão de gases da frota pública: troca dos mecanismos de combustível fóssil (diesel e gasolina) para combustível mais limpo (gás natural, biodiesel, etanol ou eletricidade) nos veículos da frota pública;
  • Implantação de ciclovias.

Saneamento e Resíduos
  • Aproveitamento energético de resíduos: geração de energia elétrica ou térmica com biogás de aterro;
  • Sistemas de tratamento de esgoto: adaptação dos sistemas para processos anaeróbios com recuperação e queima do metano;
  • Reciclagem: instalação de centrais de triagem e usinas de reciclagem.

Recuperação Florestal
  • Arborização urbana: recuperação e reflorestamento de parques urbanos e realização de plantios com espécies nativas;
  • Recuperação de Áreas de Preservação Permanente: recuperação e replantio, principalmente de nascentes e áreas ciliares com espécies nativas.

Planejamento Municipal
  • Inventário de emissões: elaboração de inventário de emissões de gases de efeito estufa - GEE;
  • Agenda 21 Local: implantação
São condições do financiamento:
  • Taxa de Juros: 0,49% ao mês;
  • Atualização Monetária: IPC-FIPE;
  • Prazo Total: Até 72 Meses, incluída a carência;
  • Prazo de Carência: Até 12 Meses;
  • Garantias: Cotas do ICMS e/ou do FPM.
Apresentação de projetos:
Os interessados deverão apresentar Carta Consulta devidamente preenchida para análise da Nossa Caixa Desenvolvimento-Agência de Fomento Paulista. No caso de aprovação, se iniciará os procedimentos para que se apresente toda a documentação necessária para análise da Secretaria do Tesouro Nacional.



Mais informações vide link abaixo:

Para simular o financiamento acesse:

Como preencher o Projeto de Investimento no link:  hwww.agenciadefomentopaulista.com.br/como_preencher


O planejamento ambiental vê na Economia Verde uma oportunidade de apresentar uma série de vantagens competitivas para quem se dispõe a trabalhar o meio ambiente em seu processo produtivo. São propostas nos setores de agricultura, água, construção civil, energia, saneamento, tecnologia, transporte e turismo com condições de criar oportunidades para investimento, desenvolver e aplicar novas tecnologias e aumentar o valor agregado de nossos produtos com qualidade ambiental. 

"Observando esse panorama que se espalha pelo resto do mundo é necessário perceber que, a hora de investir em planejamento futuro é agora!"   #mudeCaçapava!!!

Por uma Caçapava de futuro - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...