Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CONCEITO CIDADES SOLARES


Cidades Solares
Fazendo da ideia Cidade Solar uma realidade!



Uma Cidade Solar é uma área urbana com programas pró-ativos pelo aumento do número de sistemas solares instalados nas edificações, o que busca:

• Aumentar a energia gerada por fontes renováveis, sustentáveis e descentralizadas;
• Reduzir as emissões de carbono e as emissões de poluentes locais geradas por estas edificações;
• Reduzir a dependência das cidades de fontes de energia externa.


O conceito Cidade Solar é promovido por um grande número de iniciativas em todo o mundo, que incluem incentivos financeiros, legislações, diretrizes e normas para a promoção do uso de tecnologias solares.

A variedade de tecnologias solares inclui sistemas fotovoltaicos (de geração direta de eletricidade), aquecedores solares de água e ambiente, aproveitamentos passivos da energia solar, dentre outras.

A iniciativa Cidades Solares brasileira visa promover antes de tudo o uso de aquecedores solares de água, já que, no contexto brasileiro, esta forma de aproveitamento da energia solar traz amplas vantagens socioambientais e pode ser implantada imediatamente.

O desafio da criação de Cidades Solares é cada vez mais visto como uma questão de sobrevivência da humanidade, já que é nas cidades que hoje vive a vasta maioria da população brasileira e mundial e suprir as necessidades de energia renovável e sustentável é um aspecto crítico da tarefa de governos municipais, regionais e nacionais e também de formuladores de políticas públicas. Dadas as evidências crescentes de mudanças climáticas e a perspectiva de escassez de fontes de energia convencionais, a necessidade de redução do uso de energia e das emissões de carbono das cidades é cada vez maior.

As Cidades Solares servem de modelo e atuam como difusores e líderes no tema aquecimento solar junto às comunidades nacional e internacional. Comprometem-se a dar o exemplo na integração de energias renováveis nas políticas e medidas de suas administrações e a incorporar serviços de energia renovável em suas estratégias de desenvolvimento municipal.

Hoje no Brasil, são 37 leis aprovadas, sendo 25 municipais e 12 estaduais e outras 30 em tramitação: 1 municipal, 13 estaduais e 6 federais.
* Cidades com duas leis.

Os estados que possuem leis aprovadas são: 
Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Em tramitação estão as leis na cidade de São José dos Campos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Salvador e Distrito Federal.

Benefícios

Com apenas 1m² de coletor em um ano proporciona:


Apesar de abundante, a energia que vem do sol ainda é pouco aproveitada no Brasil para viabilizar alguns serviços como… banho quente. No Brasil, os chuveiros elétricos estão em 67% dos lares e são responsáveis pelo consumo de 8% de toda eletricidade produzida, segundo dados do livro do Instituto Vitae Civillis “Um Banho de Sol para o Brasil”, de Délcio Rodrigues e Roberto Matajs.

Apesar de altos, esses números contrastam com a capacidade que o território brasileiro teria de produzir energia a partir do sol: o potencial de geração é equivalente a 15 trilhões de MWh, o que corresponde a 50 mil vezes o consumo nacional de eletricidade.




O projeto Cidade Solares, é uma parceria entre o Vitae Civilis e a DANASOL/ABRAVA*, foi criado para discutir, propor e acompanhar a tramitação e entrada em vigor de leis que incentivam ou obrigam o uso de sistemas solares de aquecimento de água nas cidades e estados.

Uma das atividades principais do projeto são os Seminários Cidades Solares, organizados em várias cidades em parceria com ONGs, empresas do setor elétrico e lideranças políticas. A ideia é debater e difundir conhecimento sobre o assunto, além de analisar as possibilidades de implantação de projetos nas cidades.


Ao ganhar o título de “Solar”, uma cidade pode servir de exemplo para outras, com a difusão do tema e das tecnologias na prática. No site das cidades solares, o projeto lista várias iniciativas de cidades que implantaram com sucesso sistemas solares, como Freiburg, na Alemanha, Graz, na Áustria, Portland, nos EUA e Oxford, na Inglaterra.

Aprenda mais sobre o tema em:

Cartilha sobre aquecimento solar:


Aquecedor Solar
O que é Energia Solar Térmica?
É a captação da irradiação solar e conversão direta em calor, utilizando coletores solares. A energia solar térmica é utilizada principalmente para aquecer a água, para banho e piscina.

Painel Fotovoltaico

O que é Energia Fotovoltaica?
É a conversão da irradiação solar diretamente em eletricidade, através de células fotovoltaicas feitas se silício. Esta energia pode ser utilizada em qualquer equipamento eletroeletrônico.



O QUALISOL BRASIL é o Programa de Qualificação de Fornecedores de Sistemas de Aquecimento Solar, que engloba fabricantes, revendas, projetistas, instaladoras e manutenção.



O programa tem como objetivo garantir ao consumidor qualidade dos fornecedores de sistemas de aquecimento solar, de modo a permitir:
  • A ampliação do conhecimento de fornecedores em relação ao aquecimento solar;
  • A ampliação da base de mercado do aquecimento solar e suas diversas aplicações;
  • O aumento da qualidade das instalações e conseqüente satisfação do consumidor final;
  • Uma melhor e mais duradoura reputação e confiança em sistemas de aquecimento solar nas suas diversas aplicações;
  • Um crescente interesse e habilidade dos fornecedores na prospecção de novos clientes e estímulo ao surgimento de novos empreendedores.
Site do programa Qualisol


OUTRAS MANEIRAS DE SE UTILIZAR BEM O SOL NAS CIDADES
Alguém já ouviu falar de um compactador solar de lixo? Isso mesmo. O nome é estranho mas autoexplicativo. Nada mais é do que um cesto de lixo que usa o sol como fonte de energia para compactar, ou diminuir, o volume do lixo que está dentro dele.



Entre as principais vantagens estão: 
Fazer com que a frequência do recolhimento de lixo seja menor, e com isso economizar combustível do caminhões, gerar menos poluição e trânsito, além de manter animais como ratos e pombas longe dos resíduos, o que garante pontos para a questão de saúde pública.


A cidade de Nova York já instalou mais de 500 lixeiras e espera com isso diminuir de 17 para  5 vezes por semana o números que recolhimento dos resíduos economizando assim mais de um milhão de dólares por ano.


O produto é incrível e só tem o que ajudar as cidades. Assim como diversos municípios já aderiram, espero que várias cidades brasileiras invistam nesta ideia. Veja abaixo vídeo sobre a lixeira e seus benefícios.



Sustentabilidade para garantir um futuro melhor para as próximas gerações - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...