Em 1991, após anos de muita dedicação, é patenteado o primeiro modelo de contentor de resíduos subterrâneo.
Em 1995 é fundada a MBE Sotkon que nesse mesmo ano se torna a empresa pioneira na Espanha em instalação de um sistema subterrâneo para a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU). Em 1999 - O sistema é introduzido em Portugal pela empresa José Manuel Novo S.A.
Durante estes anos de dedicação exclusiva, foram fabricados mais de 15.000 contentores, destinados a coleta de resíduos e instalados em municípios de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Angola, Brasil e Turquia.
Tem parcerias programadas nos mercados grego, sérvio israelita e alemão. , o que faz da Sotkon a empresa líder do setor.
VANTAGENS
VANTAGENS
- Solução mais ecológica e integrada na paisagem urbana
- Aumento da coleta seletiva
- Ampla experiência demonstrada em mais de 12 000 instalações
- Facilidade de instalação
- Sistema totalmente hermético
- Contentores anticorrosivos
- Controle absoluto de armazenagem dos resíduos nos ecopontos.
- Manutenção mínima
- Utilização de veículos standard para a recolha de resíduos
- Velocidade de recolha
INSTALAÇÃO
A instalação do sistema Sotkon caracteriza-se pela necessidade de uma obra civil rápida, simples e de baixo custo.
Uma instalação pode realizar-se com dois operários.
Coleta Subterrânea de Resíduos Urbanos |
As ruas inclinadas não constituem um problema para o sistema Sotkon.
1. Escavação do fosso | 2. Soleira de betão | 3. Descarga de cubas | ||
4. Colocação de cubas | 5. Enchimento dos espaços entre o fosso e a cuba com gravilha | 6. Colocação da caleira envolvente com tubos de escoamento | ||
7. Colocação do pavimento |
FÁCIL UTILIZAÇÃO
Pela simplicidade de utilização, os sistemas SOTKON ajudam a que todos cumpram as suas obrigações ambientais, no que toca à separação dos resíduos domésticos. Embutidos no subsolo, os contentores abandonam a via pública, possibilitando uma maior qualidade de vida. À superfície, marcos, harmoniosamente integrados no espaço urbano, identificam o conteúdo de cada contentor.
FÁCIL DE OPERAR
Em cerca de 2 minutos, um só operário consegue extrair, esvaziar e isolar novamente um contentor de capacidade de 3.000 litros . As tampas são accionadas por amortecedores a gás e os contentores, preparados para funcionar com os habituais veículos de recolha de resíduos de carga posterior e superior, elevam-se com a ajuda de uma grua, não necessitando de qualquer mecanismo elevador adicional.
SISTEMA INTELIGENTE
O sistema de gestão inteligente de resíduos, uma inovação que, evita a sobrelotação dos contentores. Sempre que necessita ser esvaziado, o ecoponto informa a central, que coordena essa informação com a frota disponível, de modo a enviar para o local um veículo. Em casos urgentes, o sistema comunica diretamente com o veículo de serviço mais próximo.
VARIAÇÕES DO SISTEMA SUBTERRÂNEO
Em Estocolmo na Suécia, em uma área planejada para ser ambientalmente sustentável, existe uma empresa chamada (ENVAC) que atua no setor e desenvolveu sistema semelhante, porém o recolhimento é feito a vácuo através de um encanamento que conduz os resíduos para uma central de tratamento, eliminando completamente a circulação de caminhões, entre outras vantagens.
Em São Paulo, para quem gosta de fazer contas, circulam cerca de 140 caminhões de lixo por dia, todos movidos a diesel, dos quais 44 fazem a coleta doméstica, 66 a varrição e 32 para a coleta seletiva. Fora os veículos de grande porte que pegam o material em centros de triagem e os leva para os aterros sanitários.
Mas aliado a esse sistema é necessário desenvolver junto da população local um processo de educação ambiental que é de suma importância pois o sistema para ser eficiente exige que o cidadão deposite o material no coletor correto.
Leia mais sobre o sistema Envac no site: www.envacgroup.com
Idealizado em 2006, o concurso teve 35 cidades candidatas ao título "Capital Verde da Europa” válido para 2010. Dos oito finalistas,Estocolmo, na Suécia, foi escolhida a vencedora por uma comissão de peritos ambientais e um júri crítico. As demais finalistas foram:
- Amsterdã (Holanda)
- Bristol (Reino Unido)
- Copenhagen (Dinamarca)
- Friburgo (Alemanha)
- Hamburgo (Alemanha)
- Münster (Alemanha)
- Oslo (Noruega)
- Contribuição local para as alterações climáticas globais
- Excelência no sistema de transportes local
- Disponibilização de zonas verdes públicas
- Boa qualidade do ar
- Eliminação da poluição sonora
- Gestão e tratamento de resíduos
- Consumo e tratamento racional de água
- Planejamento urbano sustentável
- Gestão ambiental das autoridades locais
O sistema da Sotkon já funciona em cidades brasileiras, tais como Paulínea e Barueri, traz redução de custo na coleta por permitir o depósito do material a ser coletado em pontos mais distantes, diminuindo o número de viagens, gasto com combustível e emissão de CO2. Outra vantagem é a diminuição do uso de sacos plásticos para acondicionar os resíduos sobre as calçadas o que costuma piorar os alagamentos na época das chuvas e demoram muito para se decompor por exemplo.
Cálculos feitos pela Sotkon mostram que o investimento para a implementação deste sistema pode ser recuperado em aproximadamente 1 ano e meio. Abaixo o vídeo produzido pela empresa mostra com funciona o processo de coleta.
" Insisto em dizer: um futuro sustentável para Caçapava passa pela inovação, é pela necessidade de olhar diferente para as tarefas habituais. Para isso, basta criar um polo criativo e tecnológico para desenvolver habilidades criativas nas pessoas e meios mais eficientes para pensar os problemas urbanos."
Sugestões para uma Caçapava Sustentável - Beer Rock Fest
Ótimas ideias!!!
ResponderExcluir