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segunda-feira, 30 de abril de 2012

TRANSPORTE URBANO MOVIDO A HIDROGÊNIO

Imagine uma cidade sem barulho de carros e ônibus. Você os vê andando, mas não os ouve. Imagine uma cidade sem poluição de ar. Imagine o que isso pode significar para a qualidade de vida e saúde das pessoas que moram nesta cidade. Imagine que este ônibus é movido a hidrogênio e oxigênio do ar e que o hidrogênio pode ser produzido de diversas fontes renováveis (por meio de energia solar, eólica, hidroelétrica e biomassa – etanol).

O Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Global Environmental Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) estão dando andamento ao projeto Estratégia Energético – Ambiental: Ônibus com Célula a Combustível Hidrogênio, o qual representa o ponto de partida para o desenvolvimento de uma solução mais limpa para o transporte público urbano no Brasil.


Ônibus movido a Hidrogênio - Emissão Zero de Poluentes

Veja mais fotos nesse linkEMTU OFICIAL

O projeto consiste na aquisição, operação e manutenção de até cinco ônibus com célula a combustível hidrogênio, mais a estação de produção de hidrogênio por eletrólise e abastecimento dos ônibus, além do acompanhamento e verificação do desempenho desses veículos, que serão utilizados no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus / Jabaquara), localizado na Grande São Paulo e gerenciado pela EMTU/SP, com o intuito de:
  • Desenvolver meios de transporte coletivo com emissão zero de poluentes e que contribuam na redução dos níveis de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado, óxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC).;
  • Obter conhecimento dessa tecnologia mundialmente inovadora, permitindo ao Brasil ocupar uma posição de destaque em virtude de seu mercado em potencial;
  • Desenvolver tal tecnologia no Brasil, junto às operadoras de ônibus, fabricantes, universidades, escolas, visando criar um novo mercado;
  • Desenvolver especificações brasileiras para produção, manuseio e aplicação estacionária e veicular possibilitando o desenvolvimento e utilização do hidrogênio com segurança e eficiência.

Porque o Brasil?
O projeto brasileiro foi escolhido pelo PNUD/GEF em função de alguns aspectos importantes:

Aspectos Econômicos:
  • O Brasil é uma economia emergente;
  • Os ônibus possuem papel importante no transporte urbano brasileiro;
  • O Brasil é o maior mercado mundial de ônibus;
  • O Brasil é o maior produtor mundial de ônibus – 50.000/ano;
  • A frota de ônibus na Região Metropolitana de São Paulo é a maior do mundo.
Aspectos Ambientais:
  • São Paulo tem um dos maiores problemas de poluição mundial;
  • Os veículos motorizados são responsáveis por 90% das emissões de poluentes na atmosfera;
  • A maioria dos ônibus tem motores a diesel com alta emissão de Nox e particulados;
  • Há várias fontes de hidrogênio no Brasil;
  • Brasil é líder na redução de GHG por meio do uso de energia hidroelétrica e do etanol.

Funcionamento do ônibus

O ônibus movido à célula a combustível a hidrogênio tem motor elétrico e uma capacidade para carregar 45 Kg de hidrogênio em nove tanques, além de possuir três baterias de alto desempenho. A média de consumo de hidrogênio é de 15 kg/100 km.

Movido à tração elétrica híbrida (célula a combustível a hidrogênio + baterias), o veículo tem autonomia de rodagem de 300 km com hidrogênio. Se necessário, consegue rodar mais 40 km utilizando bateria, somente.

O sistema de célula a combustível não produz nenhum tipo de poluente. É diferente dos ônibus de motor a diesel, no qual a energia térmica é transformada em energia mecânica, ao mesmo tempo em que o combustível queimado gera resíduos poluentes.

Características do veículo

  • Tipo: Padron (12,6 m de comprimento)
  • Capacidade: 40 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 9 em pé / 1 cadeirante)
  • Potência: 230 kW
  • Autonomia: 300 km
  • Consumo de hidrogênio: 15 kg / 100 km
  • Três portas no lado direito
  • Piso baixo total (low-floor) para maior conforto e acessibilidade aos passageiros
  • Acessibilidade (espaço reservado para cadeirante, rampa de acesso, sistema de ajoelhamento, assentos estofados especiais)
  • Ar-condicionado
  • Baixo nível de ruído
  • Emissão zero de poluentes
  • Sistema informatizado total de controle e diagnóstico

Abastecimento

O projeto inclui a instalação de uma estação de produção e abastecimento de hidrogênio em São Bernardo do Campo (SP), na garagem da Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara). A unidade ficará no mesmo complexo onde se localiza a sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, coordenadora nacional do Projeto e gerenciadora do Corredor.

A estação de abastecimento de hidrogênio, que será montada pela BR Distribuidora, com apoio técnico da Petrobras, da Hydrogenics e da AES Eletropaulo, permitirá uma operação completamente livre de emissões de gás carbônico, segura e não poluente. Além disso, terá potencial para tornar viável a substituição em larga escala de ônibus convencionais a diesel por ônibus movidos a células a combustível, a partir da utilização de hidrogênio produzido pela eletrólise da água a baixo custo com hidroeletricidade. Os dois elementos para a produção de combustível limpo (hidrogênio) - água e hidroeletricidade - estão imediatamente disponíveis no Brasil.

Processo de produção

A estação usa eletricidade para separar as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio por meio do processo de eletrólise. As moléculas de oxigênio serão liberadas para atmosfera e o hidrogênio será reservado e comprimido para abastecer o ônibus.

Veja ilustração abaixo:


A água a ser utilizada será purificada por meio de um sistema de osmose reversa. Cerca de 50% dela terá qualidade suficiente para ser usada no processo produção de hidrogênio e oxigênio. O restante (50%), em forma de água pesada, não é potável e nem apropriada para o consumo humano, mas poderá será utilizado na lavagem dos veículos e jardinagem.


Relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aponta que a qualidade do ar no eixo Taubaté, Caçapava, São José dos Campos e Jacareí apresenta nível de “saturação severa”. 

Em nossa região, o ozônio (O³) é o que mais afeta a qualidade do ar, de acordo com os parâmetros analisados pela companhia.
As emissões veiculares são as principais fontes de formação de ozônio.

Observem que na (foto) o caminhão da limpeza urbana aqui de Caçapava, esta com o motor desregulado e emitindo um excesso de poluição no ar que todos nós vamos respirar.


Esperamos que agora com formação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVP), esse problema seja discutido de forma mais efetiva e aponte soluções para a redução desse problema que contribui ativamente para a queda da qualidade de vida da população e gera um problema de saúde pública, visto que a poluição causa ou agrava doenças respiratórias e alérgicas – como rinite, otite, amidalite, sinusite, bronquite e pneumonia.

Hoje, as doenças respiratórias são a 3ª causa de mortes no mundo todo, ganhando da AIDS e só perdendo para as doenças cardiovasculares e os derrames.

O incentivo ao uso de combustíveis mais limpos ajuda a reduziria em 43% as substâncias responsáveis pelo nível de ozônio. 

"A evolução tecnológica aplicada ao transporte público, estão surgindo, devido as novas exigências da mobilidade urbana. É muito importante ficar atento as mudanças visando principalmente o desenvolvimento sustentável do sistema de transporte urbano com baixo consumo de energia e de emissões de CO²."


Por transportes mais limpos e eficientes - Beer Rock Fest

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