"Há muito tempo venho garimpando todo tipo de material que possa servir de boas práticas para Caçapava, comecei a notar que a cidade vinha definhando e capengando em termos de políticas públicas e administração. A partir de agosto de 2011, comecei então a buscar e mostrar novas fomas de se ver e trabalhar uma cidade. Achei muita coisa boa e que se encaixaria perfeitamente em Caçapava, porém não tive muito sucesso na divulgação e promoção dos muitos projetos sugeridos. No entanto acredito agora, que achei o que considero o grande "diamante" dessas pesquisas, algo que eu vinha buscando insistentemente e que finalmente poderei mostrar os resultados desse trabalho aos que realmente gostam de Caçapava."
A Sugestão é um plano que pode servir de modelo para o desenvolvimento da cidade, desde que se apoiado por todos e bem coordenado, podendo servir de legado aos próximos mandatos. Um modelo extremamente democrático onde todos podem participar em prol da cidade sem distinção de classes, formação, nível de escolaridade ou situação financeira.
"Esse plano é a mais pura demonstração de como o esforço coletivo, organização e união de uma sociedade pode transformar positivamente seu futuro".
Vou tentar resumir esse plano que acho muito bem elaborado e complexo, porém ao mesmo tempo, o considero de fácil compreensão pela sociedade.
PLANO DECENAL DE ARAPIRACA
PLANO DECENAL DE ARAPIRACA
Idealizador: Luciano Barbosa. A ideia surgiu da equipe do (ex prefeito Luciano Barbosa) que foi traçar o perfil da qualidade do município que os moradores pretendem viver até o ano de 2022, com a participação dos próprios moradores.
Coordenador: Paulo Sérgio Barbosa de Melo (ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas)
Objetivo:
Como é constituído o Plano Decenal:
O Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca foi idealizado justamente para retratar o município que os moradores querem para os próximos dez anos.
Pioneirismo
Iniciativa pioneira no Brasil, o Plano Decenal de Arapiraca está mobilizando representantes dos 220 mil moradores e integrantes dos poderes públicos de Arapiraca. As atividades tiveram início no dia 1º de dezembro de 2011, com a realização das primeira reuniões de trabalho e no final de 2012 em uma das fases finais do plano foi lançado com festa na cidade o livro elaborado em conjunto entre poder público e sociedade que reflete esse trabalho que vem sendo elaborado com maestria
Assista o vídeo e comprove a importância de se fazer um plano assim em seu município.
Iniciativa pioneira no Brasil, o Plano Decenal de Arapiraca está mobilizando representantes dos 220 mil moradores e integrantes dos poderes públicos de Arapiraca. As atividades tiveram início no dia 1º de dezembro de 2011, com a realização das primeira reuniões de trabalho e no final de 2012 em uma das fases finais do plano foi lançado com festa na cidade o livro elaborado em conjunto entre poder público e sociedade que reflete esse trabalho que vem sendo elaborado com maestria
Assista o vídeo e comprove a importância de se fazer um plano assim em seu município.
Como é constituído o Plano Decenal:
1ª ETAPA (2 meses)
- Montagem e Metodologia do Processo
- Infraestrutura de Trabalho
- Levantamento Documental - planos, programas, ações (executadas ou não); indicadores (existentes); reportagens que apontam cenários futuros para Arapiraca; os prêmios.
- Comunicação - divulgação
- 14 Oficinas de Temáticas - Zona Urbana
- 01 Oficina de Consolidação
- 01 Evento de Comunicação
- Mapas das Realizações das Políticas Públicas (Geoprocessamento)
- 10 Oficinas Temáticas - Zona Rural
- Infraestrutura de Trabalho
- Levantamento Documental - complementar
- Comunicação - divulgação
- Sistematização dos Documentos - estrutura
3ª ETAPA (1 mês)
- Sistematização Documental
- Mapa das Realizações das Políticas Públicas - complomentar
- Compilação do Documento Final
4ª ETAPA (1 mês)
- Revisão
5ª ETAPA (1 mês)
- Impressão: cartilha e livro
6ª ETAPA (1 mês)
- Lançamento
A primeira etapa consistiu na realização de 14 oficinas temáticas onde foi abordado os temas que causam maior impacto no desenvolvimento de Arapiraca. Após a realização destes quatorze encontros foram realizadas mais duas oficinas a primeira para a consolidação do trabalhos e uma segunda, oficina de comunicação, para apresentação dos resultados dessa primeira etapa do plano para os 420 participantes.
Na segunda etapa do Plano Decenal foram realizadas 12 oficinas na zona rural da cidade que, para melhor acolhimento das ideias, foi subdividida em Polos Regionais, com expressiva participação da população rural, chegando a uma média de 50 pessoas por oficinas, o Plano Decenal realizou no dia 27 de abril (2012) sua ultima oficina na comunidade do capim..
A equipe executiva do plano, que desenvolve seus trabalhos na Escola Municipal de Governo, nesse momento, analisa todo o material disponível de planejamentos já realizados em Arapiraca e incorpora-o ao material produzido nas oficinas para posteriormente encaminhar à redação final do Livro do Plano Decenal de Arapiraca.
Após a conclusão dos trabalhos, o Plano Decenal foi entregue para gestão do FDLIS – Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Arapiraca, este foi decretado como o Fórum da Agenda 21 Local por ser uma instância representativa da sociedade civil organizada da cidade, composto por 64 entidades, sendo um parceiro que apresenta diferentes olhares como convém a AGENDA 21 desempenhar.
Como se deu a Participação da Sociedade
Em sua fase de elaboração o Plano Decenal ficou aberto a participação de toda a comunidade arapiraquense através do site oficial da prefeitura – arapiraca.al.gov.br - no banner do Plano Decenal instalado na página principal. A participação também podia acontecer através do twitter. As respostas as questões formuladas pelo público foram feitas pela equipe executiva do plano, as sugestões também foram devidamente catalogadas e incorporadas ao Plano Decenal.
As Oficinas
Arapiraca LegalArapiraca para Todos
Arapiraca do Futuro
Arapiraca Criativa
Arapiraca para o Trabalhador
Arapiraca Sustentável
Arapiraca Móvel
Arapiraca Feliz
Arapiraca Inclusiva
Arapiraca Inteligente
Arapiraca Saudável
Arapiraca no Campo
Leia mais sobre o restante do plano
Consolidar a Agricultura Familiar é o objetivo de Arapiraca
Coordenação do Plano traça estratégias em reunião do FDLIS
Lançamento do Livro
Beer Rock Fest - Lutando sempre por um município voltado para o desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida e acessível para todos. Faça a diferença você também, apoie essa idéia!
Caro Beer Rock gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa e esforço para encontrar soluções para o nosso município, são atitudes assim que nos fazem crer que ainda podemos acreditar num futuro menos obscuro.
ResponderExcluirAproveito ainda para convida-lo a participar de 5ª Conferencia Municipal da Cidade de Caçapava que irá se realizar no próximo dia 27 de maio no ambiente do Rotary Club em Caçapava, sua presença será muito importante para apresentarmos sugestões para o SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Abraços
Marco Antonio C. Silva
coordenador
Marcos Antônio, muito obrigado pelas palavras de incentivo a esse trabalho voluntário em prol da cidade, que nem sempre é valorizado ou compreendido pelas pessoas. Também agradeço o convite para participar da 5ª Conferência Municipal de Caçapava, pois sei que ainda existe pessoas engajadas seriamente para obter o melhor resultado possível no desenvolvimento da cidade.
ExcluirAbraços
Beer, concordo contigo, seria uma boa pra nossa cidade, Caçapava precisa de pessoas assim com você, que critica mas propõe soluções e não dessas pessoas que so falam e não faz nada pra Caçapava melhorar.
ResponderExcluirTodo apoio é necessário nesse momento, sou um cidadão crítico da cidade sim, mas nunca deixei de apoiar a cidade na busca por soluções que visam um futuro melhor para todos.
ExcluirAbraços