Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

sábado, 22 de outubro de 2011

LIVRÔNIBUS - BIBLIOTECA ITINERANTE


Dados da pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura UNESCO (2005) dizem que somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. A missão de reverter esse quadro é de todos, não somente da escola. Temos que assumir a responsabilidade de ajudar a desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação. Um bom começo é frequentar mais bibliotecas e livrarias.

"A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação." (UNESCO)

Uma das iniciativas mais interessantes pesquisadas sobre o assunto, foi a da cidade de Penápolis/SP, onde os bairros são atendidos pelo LIVRÔNIBUS - biblioteca itinerante mantida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, que desde 2009 circula pela periferia da cidade que passaram a contam agora com mais uma opção de lazer e entretenimento nas férias.


Livrônibus de Penápolis/SP


São 2 mil livros a disposição dos leitores


O intuito é de ocupar e oferecer uma nova opção de lazer para os moradores dos bairros atendidos pelo LIVRÔNIBUS, principalmente para os estudantes em férias, o projeto conta com uma programação diferenciada.


Durante as quatro semanas, inúmeras atividades fazem parte da programação.


1ª Semana: Cinema no ônibus.(Pela manhã e à tarde filmes de animação são projetados dentro do ônibus).

2ª Semana: Jogos e brincadeiras. (Futebol, voleibol e pular corda são algumas das atividades de vivência realizadas durante essa semana).

3ª Semana: Visita engraçada.(O Livrônibus receberá a visita de um palhaço, para animar o dia de seus usuários).

4ª Semana: Contação de histórias.(Sessões de contação de histórias, que acontecerão pela manhã e também à tarde).

Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas, e que moradores de bairros que não são atendidos pelo projeto são convidados a visitá-lo e a conhecê-lo de perto, informa Rodrigo Matias  (Monitor do Livrônibus)

Nos últimos anos verificamos uma mudança desse cenário com o surgimento de um maior número de encontros literários, um dos principais do país é a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, que é realizada há vários anos no estado do Rio de Janeiro, modelo que vem inspirando outros encontros do tipo como a FLICA na Bahia - Festa Literária Internacional de Cachoeira. Graças a iniciativas pioneiras e de sucesso, podemos prever um futuro melhor para o desenvolvimento da leitura no país.

Enquanto no Brasil a média é de 4 livros/ano por leitor, nos países desenvolvidos essa média é de 10 por leitor. A ideia é justamente estimular a leitura através de bibliotecas comunitária ou itinerantes, visto que no país os preços dos livros ainda são muito altos, dificultando ainda mais o acesso da população a cultura.

Então os livros mudam o mundo?
...As pessoas mudam o mundo!


Ler...
Ler é o melhor remédio.
Leia jornal...
Leia outdoor...
Leia letreiros da estação do trem...
Leia os preços do supermercado...
Leia alguém!
Ler é a maior comédia!
Leia etiqueta jeans...
Leia histórias em quadrinhos...
Leia a continha do bar...
Leia a bula do remédio...
Leia a página do ano passado perdida no canto da pia enrolando chuchus...
Leia a vida!
Leia os olhos, leia as mãos. Os lábios e os desejos das pessoas...
Leia a interação que ocorre ou não entre física, geografia, informática, trabalho, miséria e chateação...
Leia as impossibilidades...
Leia ainda mais as esperanças...
Leia o que lhe der na telha...
...mas leia, e as idéias virão!

Luís Fernando Veríssimo




Por uma Caçapava melhor - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...