Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PROGRAMA MESA BRASIL SESC SÃO PAULO

Caçapava, assim como em outras cidades, possui pessoas em situação de pobreza e que dependem da ajuda do poder municipal ou de doações para sobreviver. Preocupado com isso o morador Fagner Ferrari nos enviou essa sugestão de programa para ser implantado na cidade. O Programa Mesa Brasil SESC São Paulo.



O Mesa Brasil SESC São Paulo é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. 

Missão
Contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, desenvolvimento de ações educativas e promoção de solidariedade social em todo o país.

Visão
Tornar-se referência nacional como rede de solidariedade na área de segurança alimentar e nutricional. 

Valores
Responsabilidade | Compromisso | Solidariedade | Equidade | Integração | Transparência | Qualidade



MODALIDADES OPERACIONAIS
O Mesa Brasil SESC possui duas modalidades de atuação: 
Banco de alimentos e Colheita urbana.

Na modalidade colheita urbana, os alimentos são coletados no doador e entregues diretamente as entidades beneficiadas, sem formação de estoque. Já na modalidade banco de alimentos, as doações são coletadas no doador e transportadas para os espaços de armazenagem do Programa, onde as entidades realizam a retirada dos produtos. 

Em ambas, prevalece o princípio da complementação alimentar como forma de agregar valor nutricional às refeições servidas pelas instituições cadastradas.

QUEM DOA
Por intermédio do Mesa Brasil SESC, as empresas exercitam a responsabilidade social e sensibilizam seus colaboradores para engajamento no combate ao desperdício de alimentos e redução da fome no país.Com um trabalho de captação de parcerias, a equipe técnica sensibiliza as empresas para participarem do Programa. Elas podem disponibilizar gêneros alimentícios, perecíveis, não perecíveis e semiperecíveis, produtos de limpeza, higiene e serviços, como transporte e pessoal de apoio. Assim, os doadores exercitam a responsabilidade social por meio de ações que reduzem o desperdício de alimentos no Brasil.

QUEM RECEBE
O Mesa Brasil SESC atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional. 

O Programa está ampliando sua atuação através do atendimento a famílias e comunidades em situação de extrema pobreza. São pessoas que não estão inseridas em programas de proteção social e que são atendidas pelo Mesa Brasil SESC sob a mediação de uma entidade responsável pelo cadastro, monitoramento e distribuição dos alimentos.

E atende, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o Programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados em todo o país.

VOLUNTARIADO
O desenvolvimento e o sucesso do Mesa Brasil SESC dependem diretamente da participação e adesão da comunidade. Além do envolvimento das empresas e instituições sociais, o Programa promove a prática de ações voluntárias: pessoas, motivadas pela solidariedade, doam tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol do bem comum.

O Mesa Brasil SESC acredita que o voluntário é um cidadão com potencial de realizar intensas transformações sociais. Ações voluntárias em assistência social e segurança alimentar e nutricional contribuem para a qualidade de vida de grande parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade.Participe você também. Entre em contato com uma equipe do Mesa Brasil no seu estado


OS NÚMEROS
2011/janeiro a agosto/Resultados

25.904.878 kg de alimentos distribuídos
70,09% da meta atingida de 36.960.750 kg
1.502.427 pessoas beneficiadas
5.542 entidades assistidas
3.238 empresas parceiras
2.365 ações educativas
104.786 pessoas capacitadas
609 voluntários
80 Unidades em funcionamento
393 cidades atendidas


BIBLIOTECA



ONDE ENCONTRAR 
Somente nas cidades vizinhas, pois Caçapava não possui um programa assim.


SESC São José dos Campos //
Avenida Adhemar de Barros, 999,
Centro. São José dos Campos,
São Paulo. CEP: 12.245-010
(12) 3904-2041 / (12) 3904-2015 / (12) 3904-2000
(12) 3922 9612 / 0800 7700444
MESA@SJCAMPOS.SESCSP.ORG.BR

Segunda à sexta de 8h às 18h


SESC Taubaté // 
Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264,
 Taubaté, São Paulo. CEP: 12052-230 
0800 7700570 / (12) 3632 3822
Terça a sábado de 8h às 17h

COMO IMPLANTAR
Nesta seção, os interessados podem fazer o download do modelo Mesa Brasil SESC São Paulo e conhecer as instituições que aderiram o modelo, além de acompanhar as principais notícias sobe o Programa no Estado de São Paulo.

O modelo do programa Mesa Brasil SESC São Paulo pode ser implantado por qualquer outra entidade que se dedique a ações de combate à fome no Brasil. Inúmeras entidades já fizeram esta opção.

Manual para implantação do modelo Mesa Brasil SESC São Paulo

Links relacionados:


"O caminho para um mundo melhor passa pela solidariedade entre as pessoas."

Essa sugestão nos foi enviada pelo amigo Fagner Ferrari morador de Caçapava e preocupado com a sua cidade.
Fagner Ferrari no  Facebook

Sugestões por uma Caçapava melhor - Beer Rock Fest


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...