MEDICINA PREVENTIVA NO AUXÍLIO A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Como melhorar o sistema de saúde municipal? Todos reclamam da superlotação e da demora de se conseguir um atendimento nos postos de saúde e hospitais municipais. Ai entramos na questão dos planos de saúde particulares, que são caros, onde também se encontra problemas, os médicos conveniados, reclamam do baixo valor pago por consulta e também deixam de atender os convênios de forma satisfatória. Ou seja, não se tem muito para onde correr, quando precisamos de socorro médico imediato, é ficar nas filas, ou pagar consultas e exames particulares, para não correr risco de morte.
Para tentar resolver esse imediatismo, a sugestão mais viável para se ter Saúde, e conseguir diminuir as filas, melhorando o tempo de espera para um atendimento de qualidade é investir na prevenção de doenças, mas para isso é preciso planejamento e uma boa estratégia na hora de implantar a MEDICINA PREVENTIVA, não só na rede municipal mas também no setor privado.
Quando falamos em medicina preventiva vem logo a idéia de ir ao médico...mas acho justamente ao contrário, o médico é que deve ter mais contato com a população. Um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE seria o primeiro passo para se conseguir reduzir a demanda por atendimento médico no município. São inúmeros fatores que podem contribuir para essa redução:
- Palestras de prevenção a doenças, cursos e uma programação que inclui vários temas como: ( amamentação, stress, relaxamento, terceira idade, saúde da mulher, prevenção de acidentes, reeducação postural, dst/aids, primeiros socorros, entre outros), que seria divulgada com antecedência, podendo ser realizada inclusive no ambiente de trabalho, mediante acordo com as empresas.
- Oficinas de qualidade de vida - alimentação saudável, atividade física regular, prevenção do estresse, sexo seguro, planejamento familiar, reeducação postural, prevenção do câncer, terceira idade, gestação, saúde bucal, controle da obesidade, controle de gestação e pré natal, boas práticas de higiene, entre muitos outros.
- Orientações dirigidas a um grupo específico, podem ser feitas através de visitação a bairros carentes com o auxílio de assistentes sociais, que farão o acompanhamento das famílias cadastradas no programa.
- Materiais informativos, devem ser distribuídos a toda a população, frisando a importância da prevenção de doenças.
- Pesquisar o perfil de saúde dos funcionários das empresas clientes e adequar as campanhas de prevenção.
- Deve se fazer também um trabalho voltado para pacientes com determinadas doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão, entre outras, observando a maneira correta de se tratar essas doenças, prevenindo seu agravamento e possíveis internações.
- Um estudo do saneamento básico da cidade, também é importante para saber onde se deve intensificar determinadas ações preventivas.
Por essa razões apontadas acima é que se faz necessário uma coleta de dados mais atualizada das condições reais da cidade, pois quando esse levantamento de dados é bem feito gera condições de uma melhor análise dos problemas encontrados na cidade e aumenta muito a probabilidade de acerto nas ações voltadas para o coletivo social.
Objetivo:
Esse projeto tem como objetivo criar nas pessoas a responsabilidade pela própria saúde, conscientizando-as de que ela é um bem de inestimável valor, indispensável ao bem-estar e ao desempenho individual, em todos os sentidos. Isso gera também uma menor necessidade da população utilizar a rede de atendimento à saúde da cidade.
A melhoria das condições de saúde da população, também podem ser atribuídas à observância das orientações médicas, ao uso correto da medicação prescrita, à adoção de auto-cuidados específicos e, consequentemente, à valorização da própria saúde.
Essas ações se bem orientadas e acompanhadas, geram nas pessoas hábitos saudáveis.
Mas é imprescindível que esse trabalho seja constante para aparecer os resultados. Não precisa ser médico para saber que esse tipo de trabalho dá resultados positivos.
Por uma Caçapava melhor: Beer Rock Fest
Boa Noite Beer Na verdade muitos ou alguns destes programas são e devem ser realizados pelos ACS ( Agente Comunitário de Saúde, conforme reza a Lei 11350/06 pra esta função).. Porém por mais que insistam em dizer que isso existe em Caçapava com eficiência, não é verdade.Eu acho que a estrutura destes programas em Caçapava são bem mal feitas, poderiam ser mais eficientes e melhores estruturadas, pois a cidade recebe verba pra isso do Governo Federal, não sei se meu comentário esta dentro do seu objetivo de questionamento, mas é um assunto pra se levar adiante, pois estas funções em Caçapava primeiro acho que não cobre a cidade toda, pois há bairros quem nem postinho tem numa determinada região e no mais cada multiplicador ACS tem que ser do próprio bairro, por conhecer suas comunidades e os problemas das mesmas, o que tornaria uma controle melhor nas ações. Um abraço! Waldiney
ResponderExcluir