Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CRIAÇÃO DE UM PARQUE ESCOLA - ECOLÓGICO E SUSTENTÁVEL EM CAÇAPAVA SP


PARQUES QUE SERVEM DE APOIO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Gostaria de ver em minha cidade Caçapava, um projeto que integre as questões da educação, voltado para a conscientização e preservação do ambiente, integrando a sociedade formada pelas comunidades, pais, professores e alunos de todas as escolas do município. Um lugar onde todos possam exercitar os conceitos de cidadania, voltado principalmente para a igualdade social com ética e visando a sustentabilidade das ações.

Metas :
  • A criação de uma estrutura pedagógica onde se possa incentivar nossos cidadãos a produzir no Parque Escola, horta orgânica, composteira e um modelo de galinheiro com telhado “verde” agregado a um minhocário. Promovendo assim um conceito de agricultura familiar para as famílias interessadas no processo.
  • Desenvolvimento de mudas visando o aprendizado para os alunos e demais interessados, com a criação e organização de um viveiro capaz de absorver a demanda do projeto.
  • Demonstrar de forma educativa como reaproveitar a água da chuva, montando um sistema de captação pelo telhado, através de calhas e o armazenamento final em caixas d’água, até a sua utilização na rega das mudas e hortas. 
  • Detalhar através de um modelo de fácil entendimento, como se forma o ciclo das águas, desde as nascentes até a formação de uma bacia hidrográfica, demonstrando assim a importância da preservação desse recurso tão importante.
  • Criar um núcleo de capacitação para professores e merendeiras da cidade para que de forma contínua se apliquem os conceitos de : Cultivo Orgânico, Hortas Comunitárias, Viveiro de mudas para Reflorestamento, Nutrição e reaproveitamento de alimentos e Oficina de culinária, tudo voltado para o conceito de educação, meio ambiente e sustentabilidade.
  • Reunir os alunos em torno da valorização do espaço do projeto, se utilizando dos modelos dessa estrutura pedagógica, para abordar também o conceito dos 3R reduzir, reutilizar e reciclar, a importância da coleta seletiva, economia de energia e uso racional da água.
  • Realizar eventos com a participação da comunidade em favor do meio ambiente, aproveitando todos esses espaços criados, com o objetivo de promover a sensibilização de todos para a preservação dos recursos naturais de nossa cidade.

Saber usar os recursos naturais de forma consciente, demostra que podemos transformar projetos assim em um modelo econômico sustentável para gerar o desenvolvimento humano e promover mais qualidade de vida aos  moradores.

Contribuição para uma Caçapava melhor – Beer Rock Fest

Um comentário:

  1. Quero denunciar a imagem deste galinheiro em seu blog pois a mesma e uma adulteração do original e esta sendo usada sem permissão de seu verdadeiro criador. jjffrota@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...