Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MODELO DE POLICIAMENTO E APOIO AOS JOVENS

SEGURANÇA ESTRATÉGICA  ALIADA A PROJETO SOCIAL

Assisti a uma palestra sobre segurança em LAVRAS-MG e pude notar a grande preocupação que eles tem com os jovens por lá. Acho que muito do que vi lá pode também virar uma realidade por aqui, afinal bons exemplos podem e devem ser seguidos: A Polícia Militar de Lavras criou um projeto social chamado: 

Projeto Centro Regional de Iniciação Esportiva – CRIE – Curumim.



A 6ª Região da PM implantou o Projeto CRIE – Curumim, que objetiva trabalhar o soerguimento social, a valorização da pessoa humana e a participação social, através do Esporte e da Educação.



Projeto Social - CRIE - Curumim

O projeto é monitorado e acompanhado por Policiais Militares fardados, professores (as) e alunos do departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e atende crianças de 08 a 18 anos, que se reúnem durante todas as semanas e subsidiariamente aprendem princípios básicos sobre:

  • Cidadania e Participação;
  • Educação Ambiental;
  • Ética, Moral e Civismo;
  • Efeitos das Drogas;
  • Resistindo à Violência e Pressão das Gangs.
Paralelamente, estes jovens participarão de treinamentos esportivos nas modalidades:

  • Atletismo;
  • Basquete;
  • Judô;
  • Karatê;
  • Voleibol.

           

           


A constante preocupação e proteção aos jovens cria um sentimento que a sociedade vai formar novos cidadãos, bem mais preparados e conscientes de suas responsabilidades, garantindo um futuro promissor.



PATRULHAMENTO ESTRATÉGICO É UM FORTE  ALIADO DA SEGURANÇA

Outra coisa muito interessante que ouvi na palestra é a forma com é feita o patrulhamento do município, eles dividiram a cidade em 4 partes e cada quadrante possui uma base e seu comandante, sendo que ainda possuem uma Base Comunitária Móvel (BCM) com 3 integrantes (dois ficam na base e um terceiro faz a ronda de moto) e podem eventualmente fazer o patrulhamento preventivo nos locais que porventura ocorram mais delitos, reforçando o monitoramento. Todos os dados desse monitoramento são reunidos e cadastrados, assim podem ter uma visão mais completa do trabalho e comparar com cada setor. Lavras possui uma população urbana aferida em 2010 pelo Censo que é de 92.171 habitantes não muito diferente da nossa e o índice de criminalidade por lá segundo o capitão (desculpem mas não me recordo o nome) é comparável a de países europeus, ou seja, muito baixo. 


Outro projeto muito bom é o Construindo Novos Horizontes, desenvolvido em Lavras numa parceria do 8º BPM com o Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Novo Horizonte, onde a população é assistida através de oficinas variadas., onde o propósito é desenvolver a formação moral e social, estimulando a criatividade e a socialização.

São desenvolvidas oficinas de informática, de música, corte e costura, artesanato entre outras, promovendo assim, melhorias na qualidade de vida dos moradores.

Polícia Militar, investindo em ações cidadãs.

Quanto a Caçapava, acho perfeitamente possível criar um hábito de reunir a população em um auditório público, para apresentar palestras educativas, seja para a diminuição de acidentes de trânsito, Segurança, prevenção de Incêndios, Cidadania, ou outra qualquer, mas que convoque o cidadão a participar ativamente de seu município, com obrigações e deveres a serem respeitados por todos. 


E para quem se interessou pelo projeto CRIE CURUMIM ele esta no blog  abaixo: 


Sugestões por uma Caçapava Melhor - Beer Rock Fest

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa, acho que esse tipo de programa social deveria ser intensivo na cidade de Caçapava.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, acredito que uma maior aproximação da polícia com a comunidade fortalece o sentimento de cooperação e respeito entre as pessoas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...