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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OUVIDORIA PÚBLICA PARA NOSSA CIDADE




Segundo o “Manual de Orientações para a Implantação de Unidade de Ouvidoria”, da Ouvidoria-Geral da União, uma Ouvidoria Pública deve ser compreendida como sendo uma instituição que auxilia o cidadão em suas relações com o Estado, permitindo que com suas críticas e sugestões colabore na melhoria do serviço prestado por governo de qualquer estado e de qualquer poder.


Sobre a Ouvidoria

Ela atua nas situações em que o cidadão se sente tolhido em seus direitos, prejudicado de alguma forma e, ao mesmo tempo impotente diante do servidor ou órgão público. O Ouvidor será seu mediador, sua voz, atuará buscando soluções para a demanda apresentada, buscando sempre ser imparcial e extremamente profissional.

A norma de conduta da Ouvidoria é estabelecer o elo entre o cidadão e a Administração Pública de forma aberta, honesta e objetiva; agir com transparência, integridade e respeito, atuar com agilidade e precisão, respeitar toda e qualquer pessoa, preservar a sua dignidade e identidade; reconhecer a diversidade de opiniões; exercer suas atividades com independência e autonomia; ouvir seu representado com paciência; compreensão; ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito, resguardar o sigilo das informações.

A Ouvidoria vem ao encontro da necessidade de agregar novos caminhos da qualidade e da cidadania na Administração Pública.

O Ouvidor age como agente motivador da cidadania.

MISSÃO
Buscar soluções junto aos órgãos reclamados, respeitando as partes.
VISÃO
Atender com agilidade e eficiência as reclamações dos usuários do serviço público municipal.
FOCO
Cidadão.
FONE
123


Link com orientações para a implantação de Unidade de Ouvidoria.


Orientações para Implantação de Unidade de Ouvidoria Esta cartilha tem por objetivo servir de parâmetro para aqueles que desejam implantar uma unidade de ouvidoria, não só nos órgãos do Poder Executivo Federal, mas em todos os poderes constituídos, inclusive nos estados e nos municípios.



No portal (http://www.softwarepublico.gov.br/) do governo Federal disponibiliza programas gratuitos para melhorar a gestão pública, dentre eles se destaca um que facilita a implantação do sistema de ouvidoria pública


Sistema de Ouvidoria
Sistema de Ouvidoria


A Constituição Federal, em seu artigo 37, determina que a Administração Pública deve obedecer, dentre outros, aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como assegura a participação do cidadão na manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços.

Uma estrutura de ouvidoria possibilita a análise de críticas e sugestões a respeito dos serviços prestados, constituindo um importante instrumento para a solução de problemas, melhoria de processos e procedimentos.

A Ouvidoria-Geral da União (OGU), ciente da importância de promover a implementação da Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527/2011) pelas ouvidorias públicas federais, de fomentar sua integração e de a elas disponibilizar adequados instrumentos para gestão, buscou na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (Slti/Mpog) apoio para identificação de necessidades em tecnologia de informação (TI). As áreas de TI da Administração Federal direta e indireta responderam a detalhado questionário sobre os sistemas que suas ouvidorias utilizavam, indicando especial demanda pela disponibilização de software gratuito e específico para essas unidades.

Sensibilizado com esse diagnóstico, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) decidiu disponibilizar às ouvidorias, gratuitamente, o Sistema de Ouvidoria que adota internamente. Tal Sistema, desenvolvido em plataforma web, garante adaptabilidade e viabilidade econômica e técnica às ouvidorias, permitindo a emissão de relatórios gerenciais, apresentando estatísticas dos dados consolidados e possibilitando seu uso por ouvidorias com diferentes estruturas. Por meio do Sistema de Ouvidoria, a instituição poderá realizar o diagnóstico e a análise das manifestações recebida e fornecer feedback ao cidadão ao longo desse processo.


Mais uma contribuição por uma Caçapava Melhor : Beer Rock Fest

4 comentários:

  1. PORQUE CAÇAPAVA QUE ERA A MELHOR CIDADE DO VALE PRA SE MORAR AGORA ESTÁ
    SE TORNANDO UMA FAVELA LEGALIZADA ? . QUE SETOR PODE APROVAR QUE NUM
    TERRENO DE 10 M DE FRENTE POR 22 M DE FUNDOS SE CONSTROEM TRÊS UNIDADES?
    É UM ABSURDO QUE CONSTRUTORES APROVEITADORES ESTEJAM GANHANDO MUITO
    DINHEIRO COM ISTO. É BOM QUE OS RESPONSÁVEIS TIREM A BUNDA DA CADEIRA E
    VÃO VER O QUE ESTÁ VIRANDO ESTA CIDADE .É LAMENTÁVEL.

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  2. Alguém pode pedir para atenderem o telefone no Pat pois ligo só chama ninguém atende depois dá ocupado pois tiram do gancho alguém pode resolver isso????????

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  3. CONTINUA Na RUA!!!


    E de cortar o coracao!
    Deixaram esse pobre cão numa calçada assim nessa casinha debaixo dá chuva por ser de tecido a casa está toda molhada e ele enxarcou pq não sai dá casinha! Esperando seu dono, Alguém socorre esse pobrezinho? Antes q adoeça e entre em depressão de sentir a dor do abandono, alguém precisa ir busca lo, esta na Rua Gerson Carlos Porte, Vila Bandeirantes, Cacapava, pedido de ajuda recebido pelo whats.

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  4. Boa tarde
    Ja fiz várias reclamações referente a luz do poste da rodovia do livro, que horas acende, horas apaga deixando um Bleu só, é um perigo para os pedestres e para os moradores que ficam a merce da bandidagem que assola nossa região, e ate o momento nada foi feito.
    Então solicito por favor como podemos resolver isso.

    Este poste com problema fica na rodovia do livro, depois do Pinnus Iriguassu II, próximo do Sitio Raios do Sol.
    Conto com a vossa compreensão.
    Grato

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